Mercado de Trabalho

Profissão em alta: salários de até R$ 20 mil atraem mercado

Área, que não requer graduação específica, abre portas para diversos cargos de alta liderança

25 de jan. de 2025
imagepor Etelvina Souza
post-image

Devido ao boom da inteligência artificial, os dados viraram o "novo petróleo" para as empresas de todos os setores.

Neste cenário, profissionais capazes de transformar dados em informações acionáveis para a tomada de decisão corporativa estão em alta demanda. Analistas de inteligência de mercado (BI, da sigla em inglês) se tornaram pilares estratégicos para as organizações.

Profissionais bem-sucedidos na área de inteligência de mercado têm altas chances de crescimento, especialmente para cargos de liderança. É comum que eles sejam promovidos a posições como gerente de inteligência de mercado, diretor de estratégia ou mesmo Chief Data Officer (CDO), cujos salários podem chegar aos R$ 40 mil.

Isso ocorre, pois líderes com uma base sólida em análise de mercado conseguem direcionar equipes e projetos com maior eficiência, alinhando ações táticas aos objetivos de longo prazo da organização.
O que faz um analista de inteligência de mercado?

Esse profissional é responsável por coletar, organizar e interpretar dados estratégicos referentes à concorrência, prevendo mudanças no comportamento do consumidor e apoiando decisões empresariais estratégicas.

Deve realizar frequentes estudos de mercado no campo onde atua sua organização e produzir relatórios completos, "mastigando" os dados para os líderes da empresa.

Mas, não é só de trabalho sujo que vive o analista de BI. Ele também é responsável por definir e estabelecer métricas para acompanhar os resultados das estratégias, sugerindo mudanças e melhorias.

Por que essa área é tão importante?

As empresas dependem cada vez mais de decisões baseadas em dados para se manterem competitivas. O trabalho do analista de inteligência de mercado permite que organizações entendam melhor os desafios do ambiente em que atuam, antecipem riscos e identifiquem oportunidades antes dos concorrentes.

Além disso, a atuação desse profissional fortalece o planejamento estratégico, melhora a alocação de recursos e aumenta a capacidade da empresa de adaptar-se rapidamente a mudanças externas. Em setores altamente dinâmicos, como tecnologia, saúde e finanças, essa função pode ser a diferença entre liderar ou perder espaço no mercado.

*Com informações da Exame

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email

LogoFooter
R. Rio De Janeiro, 145 - Flores, Manaus - AM, 69058-421 - Sala 15Copyright©2024 | Portal da Massa News | Todos os direitos reservados